anúncios

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Removendo o Hao123 / Baidu do navegador

É dificil alguém após instalar um software gratuito no site www.baixaki.com.br e ao abrir seu navegador independente que seja: Mozilla Firefox, Google Chrome, IE, não se deparar com a seguinte imagem na página inicial do navegador.
Bom o que acontece é que o Hao123 é instalado de forma silenciosa junto com o software gratuito para Windows.

O Hao123 é uma espécie de malware conhecido como browser hijacker (sequestro de navegador, em uma tradução literal). Muitos usuários não sabem como remover o Hao123, mas há uma forma simples e eficaz de fazer isso. O vírus se caracteriza por alterar configurações de navegadores como o Chrome e o Firefox sem que o usuário saiba ou possa reverter as mudanças.

Neste caso, o software se propaga através de outros downloads grátis e uma vez instalado adiciona a barra de ferramentas Hao123 e muda a página inicial do navegador para hao123.com. Esta parte do comportamento do malware é considerada legítima e há muitos outros programas que fazem ações semelhantes. O problema é que o Hao123 modifica atalhos aleatórios do menu Iniciar e da Área de trabalho, além de mostrar links e publicidade nos resultados de pesquisa e coletar os termos de busca sem permissão.

Quando o programa que instalou o malware é removido, o Hao123 continua instalado, o que significa ele deve ser removido manualmente. Neste tutorial, vamos mostrar como remover o Hao123 do Google Chrome e Mozilla Firefox.

Vou explicar nesse post como remover o Hao123 definitivamente do seu computador com Windows instalado.
O primeiro passo é desinstalar o Hao123.
Acessando o Painel de Controle>Programas e localize o Hao123 marque para desinstalar conforme o screnshot abaixo.

P.S Repare que, às vezes, o malware se instala com nomes diferentes, então procure por qualquer programa desenvolvido pela "Baidu Online Network Technology".
Agora iremos restaurar configuração do Navegador Firefox e Google Chrome
No Firefox
1. Para remover o programa do Firefox, clique no botão laranja para ter acesso às opções, abra o menu Ajuda e selecione "Dados para suporte";
2. Na nova aba que se abrir, basta clicar no botão "Reiniciar Firefox" para remover as informações maliciosas. O navegador deve fechar e reiniciar neste momento.

No Google Chrome
1. Abra o menu do navegador, clique em "Ferramentas" e, em seguida, em "Extensões";
2. Localize a extensão do Hao123 e clique no ícone da lixeira. O malware pode se instalar com nomes diferentes também, então é recomendável procurar e remover qualquer extensão suspeita ou indesejada da lista;

3. Abra o menu do Chrome e clique em "Opções". Na seção "Pesquisa", clique em "Gerenciar mecanismos de pesquisa";

4. Localize, no menu superior, seu mecanismo de busca padrão (normalmente é o Google) e clique no botão "Tornar padrão";

5. Passe o mouse em cima do link do Hao123 e clique no "X" para removê-lo.

6. Ainda no menu de opções, localize a seção "Iniciar" e clique em "Abrir nova aba".

Limpar o atalho do site Hao123 do navegador
1. Localize o atalho na Área de Trabalho ou no menu Iniciar. Clique com o botão direito e selecione Propriedades;
2. Clique na barra Abas e localize a opção Alvo. Remova o link para o Hao123 que se encontra no final do texto, cuidando para não alterar o link para o programa que vem antes.

P.S Faça o mesmo procedimento em outros navegadores como Google Chrome e/ou IE.
Limpar o registro do Windows
1. Abre o regedit em iniciar e digitar regedit.
2. Use CTRL+F para abrir a janela de busca e digite "Hao123". Delete os registros encontrados.

Referência
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/06/como-remover-o-hao123-do-google-chrome-e-mozilla-firefox.html
Dica
Sempre procure instalar software gratuito direto do site legítimo do autor do software, em alguns casos podem encontrar no http://sourceforge.net/ .
Feito!