anúncios

sábado, 20 de agosto de 2011

Configurando roteador Wireless com modem ADSL D-Link 500B

Neste post irei explicar como configurar seu roteador wireless mantendo seu modem adsl em router.
O padrão da faixa de IP do roteador possui IP 10.0.0.1 e o modem ADSL D-Link 10.1.1.1, pode haver conflto onde o roteador wireless não aceita o DHCP do modem ADSL D-Link, a solução é alterar o IP default do roteador wireless para 192.168.1.1 ou qualquer outro IP que não comece com 10.x.x.x.
Assim o modem ADSL D-Link pode permanecer como router.
Lembrando que após alterar o IP do roteador wireless, o acesso a sua interface passará a ser feita pelo navegador, porém digitando o novo IP alterado.
PS: Não é necessário mudar nada no modem ADSL D-Link que já esta configurado como Router Ok!
Vamos lá! Digite no browser o IP padrão 10.0.0.1 em seguida entra com o user e senha padrão (ou outro caso tenha alterado) ENTER
Clique em Rede e altere o IP para a faixa 192.168.1.1 não é necessário mudar a Máscara de Sub-Rede, clique em salvar. Aguarde um instante.
Agora feche o browser e abra novamente, entre com o novo IP 192.168.1.1.
Nesta hora sua internet já deve esta funcionando se o cabo de seu modem ADSL estiver conectado na porta WAN do roteador Wireless.
Agora vamos habilitar a segurança.
Na interface de configuração do roteador wireless, clique em "Wireless" e marque "Ativar Segurança Wireless" escolha o "Tipo de segurança" WPA2, "Opções de segurança" deixe automático para não complicar, "Formato de chave" ASCII chave até 13 caracteres, Hexadecimal até 25 caracteres bem mais segura. Escolha sempre o tipo de chave "128 bits".
Se preferir pode ativar o "Filtro de MAC" e adicione o MAC das placas de rede que você for usar na rede wireless.
SSID é o nome do sinal que vai ser enviada no ar, ou seja, quando for detectar o sinal em qualquer computador que esteja perto vai aparecer o sinal com esse nome, por padrão normalmente vem com o nome da marca do roteador wireless, mas é recomendado mudar.
OBS: 1
A senha WEP é muito fácil de achar, ou seja, qualquer um com um script/aplicativo consegue achar essa senha, e ela é fácil de ser quebrada.
O ideal então seria você colocar chave: WPA-PSK/WPA2-PSK para ativar essa opção você tem que colocar antes na mesma tela "Ativar segurança Wireless" e depois no tipo de segurança colocar a opção descrita neste post.
Você poderá escolher uma senha de 8 a 63 caracteres e depois coloque em salvar e seu roteador wireless vai ser reinicializado com as novas configurações.
OBS: 2
Outra dica importante também é mudar a senha para acessar interface de configuração do roteador wireless, que vem por padrão.
Para isso vá no menu esquerda e lá em baixo tem manutenção, clica em sistema e depois em senha, lá você pode configurar nova senha, aconselho colocar a senha diferente do que você colocou no sinal.
Feito!

10 Motivos para Estudar no Cursos 24 Horas

Depoimentos de Alunos

Lista de Cursos



2 comentários:

  1. usar um modem wireles e um roteador wireles nao dimunue o sinal e nem da inerferencia, e como deixar o sinal um só.. Agradeço atenção e aguardo resposta !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, se o seu modem é também wireless, então pode dispensar o roteador wireless, basta configurar seu modem como router.
      A configuração realizada neste post, consiste em um modem ADSL com roteador wireless.
      Foi necessário fazer esse procedimento porque dava conflito nas interfaces de redes do modem ADSL com roteador wireless.

      Excluir