anúncios

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Um breve resumo sobre as principais distribuições Linux

No Linux, existem diversas distribuições Linux, também nomeada de forma abreviada como distros, temos as easycore e hardcore, a primeira são destinadas para usuários iniciantes e a segunda para usuários avançados.
É importante saber que uma distribuição Linux é composta por uma coleção de pacotes incluindo o kernel (núcleo) do sistema operacional.
O Linux, é apenas o kernel do sistema operacional. Isto quer dizer que todas as distribuições Linux usam o mesmo kernel, mas com algumas customizações de acordo com o mantenedor da distro.
O Linux é um sistema operacional Unix-like, tem comportamento bem próximo ao sistema operacional Unix (multitarefa e multiusuário).
Uma distribuição Linux pode ser comercial e não comercial. No primeiro caso o usuário paga e tem direito o suporte técnico. No segundo caso não tem nenhum tipo de cobrança, basta fazer o download da imagem ISO no site oficial da distro.

Principais distros

Ubuntu: É uma distribuição Linux não comercial padrocinada pela Canonical e derivado no Debian. O nome do Ubuntu é uma palavra sul-africana que significa “humanidade para os seres humanos” ou “sou quem sou pelo que nós somos”. Fundador da Canonical Mark Richard Shuttleworth.
Como é derivado do Debian, obviamente possui o mesmo gerenciador de pacotes, no caso o apt-get e o aptitude, podendo ser utilizado um ou outro para instalar, remover e atualizar pacotes.
Possui versões Desktop, Server e Cloud.

Fedora: É uma distribuição Linux não comercial voltada para desktop e patrocinada pela RedHat Enterprise Linux (dona da marca Fedora). Teve origem após empresa norte americana decidiu investir em uma versão comercial do Linux (RHEL). O nome Fedora corresponde ao chapéu que aparece no logotipo da RedHat.
Utilizava o gerenciador de pacotes yum, mas a equipe Fedora resolveu substituir pelo novo Dandified Yum (DNF), que é um fork do yum.
Possui versões Workstation (desktop), Server e Cloud.

SUSE: É uma distribuição Linux comercial voltada para clientes corporativos, patrocinada pela Novel, porém pode testar o SUSE por 60 dias gratuitamente, depois disso decide em pagar para ter o suporte técnico ou escolher o openSUSE e depender da comunidade.
Utiliza o gerenciador de pacotes zypper que funciona como o apt-get do Debian, ou seja, busca o pacote no repositório, resolve dependências, faz a instalação, remoção e atualização.

openSUSE: É uma distribuição Linux não comercial com foco em desktop e patrocinada pela Novel, para desenvolver e manter os componentes do SUSE (distro comercial).
Utiliza gerenciador de pacotes zypper que funciona como o apt-get do Debian, ou seja, busca o pacote no repositório, resolve dependências, faz a instalação, remoção e atualização.

Mint: É uma distribuição Linux não comercial voltada para desktop, tem origem Irlandesa derivada nas distros Debian e Ubuntu. Na real, une a estabilidade do Debian e facilidade de Ubuntu.
O nome Mint significa hortelã em inglês, por isso que a cor e o formato do logo lembra da planta.
Utiliza gerenciador de pacotes apt-get e aptitude, podendo ser utilizado um ou outro para instalar, remover e atualizar pacotes.

Mageia: É uma distribuição Linux que possui uma longa trajetória, vou resumir, teve origem no Conectiva, que passou por Mandrake, Mandriva e atualmente o Mageia, basicamente um fork do outro.
Utiliza o gerenciador de pacotes urpmi para instalar, remover, atualizar pacotes.

Debian: É uma distribuição Linux não comercial. Atualmente várias distribuições se baseiam no Debian, como o por exemplo o Ubuntu e suas derivações.
O nome Debian vem da junção do nome fundador Ian com sua esposa Debra.
Utiliza gerenciador de pacotes apt-get e aptitude, podendo ser utilizado um ou outro para instalar, remover e atualizar pacotes.

RedHat: É uma distribuição Linux comercial voltada para clientes corporativos. O nome RedHat é uma referência ao chapéu vermelho do time de Lacrose da Universidade Cornell, dado ao fundador da companhia Marc Ewing por seu avô.
Utiliza gerenciador de pacotes yum para instalar, remover e atualizar pacotes.

CentOS: É uma distribuição Linux não comercial de classe Enterprise, basicamente uma réplica do RedHat e mantida pelo CentOS Project.
Utiliza gerenciador de pacotes yum que é utilizado para instalar, remover e atualizar pacotes.

Slackware: É uma distribuição Linux não comercial que tem como objetivo fornecer o sistema o mais próximo possível do Unix. Por isso faz uso diário do terminal e shell scripts para configuração e administração do sistema. Seu criador e responsável pela manutenção é o Patrick Volkerding.
O “SLACKWARE”, que significativamente se traduz “SLACK” como sendo “preguiça” e “WARE” como “produto”.
Utiliza o gerenciador de pacotes slackpkg, mas não resolve dependências, porém para facilitar tem um site https://slackbuilds.org/ que possui diversos pacotes exclusivos para Slackware.
Saiba como utilizar SlackBuilds no Slackware

Arch: É uma distribuição Linux não comercial, seu desenvolvimento é focado pela elegância e minimalismo simplicidade no código, e espera que o usuário faça esforços para compreender o modo de funcionamento do sistema. Usa o modelo rolling release, isto é não precisa ter uma imagem ISO para versão, podendo fazer apenas uma atualização dos pacotes do sistema para ter o sistema mais recente, resumindo o sistema é atualizado continuamente.
Utiliza o gerenciador de pacotes pacman para instalar, remover e atualizar pacotes.

Manjaro: É uma distribuição Linux derivada do Arch, basicamente um Arch easy. Usa o modelo rolling release.
Utiliza o gerenciador de pacotes pacman para instalar, remover e atualizar pacotes.

Gentoo: É uma metadistribuição baseado no gerenciador de pacotes portage. O gerenciamento de pacotes no gentoo é projetado para ser modular, portátil, fácil de manter, flexível e otimizado para a máquina. O Gentoo descreve como metadistribuição, devido a sua adaptabilidade quase que ilimitada.

Funtoo: É uma distribuição Linux derivada do Gentoo.
No início de 2008 o fundador do Gentoo Daniel Robbins propôs resolver problemas com a fundação Gentoo, porém ele saiu do projeto em 2004, e sua oferta foi recusada. Então resolveu fundar o Funtoo com a iniciativa de implementar está visão com o foco de compartilhar inovações.
Utiliza o gerenciador de pacotes portage para instalar, remover e atualizar pacotes.

E você pergunta. Qual é a melhor distro para usar ?
Essa pergunta somente você pode responder, experimente as distros na máquina virtual, assim terá a resposta da sua distro preferida.

E as distros de Pentests ?
As distros de Pentests mais utilizadas são Kali Linux (fork do Backtrack) e Parrot Security OS.
É bom ressaltar que pode instalar os pacotes de pentests em qualquer distro Linux, inclusive nas mencionadas.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário