Let's Encrypt é uma autoridade certificadora gratuita, automatizada e aberta que se tornou possível graças à organização sem fins lucrativos Internet Security Research Group (ISRG)
O Certbot é o cliente do Let's Encrypt que facilita a emissão do certificado SSL no webserver Apache e Nginx.
O presente post, irá explicar os procedimentos de geração do certificado SSL com Let's Encrypt em paralelo com Certbot em um servidor com Debian.
Instalar o CertbotNo Apache
$ sudo apt-get install python-certbot-apache
No Nginx
$ sudo apt-get install python-certbot-nginx
Realizar a emissão e instalação do certificado SSL
Após instalar o certbot, execute a emissão do certificado de acordo com o webserver Apache ou Nginx que estiver utilizando em seu servidor.
No Apache
$ sudo certbot --apache -d dominio.com.br -d dominio.com.br
No Nginx
$ sudo certbot --nginx -d dominio.com.br -d dominio.com.br
Neste exemplo, estamos emitindo um certificado tanto para o domínio principal quanto para o subdomínio www.
Após a execução do comando, precisa fornecer algumas informações solicitadas no próprio terminal, uma delas é o e-mail que será utilizado para enviar notificações sobre a renovação do certificado e eventuais alertas de segurança. Aceitar os termos de serviço e por fim escolha a opção para redicionar todo tráfego para executar sob o prototocolo HTTPS.
Com isso, o certificado já deverá estar funcionamento plenamente. Para verificar, acesse a URL raiz do seu domínio usando o protocolo seguro (https://seudominio.com.br). É bom verificar o diagnótico completo do certificado, acesse o endereço abaixo substituindo pelo seu domínio.
https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=saitam.comAtivar a renovação automática
Todos os certificados emitidos pela Let's Encrypt têm duração de apenas 90 dias. O Certbot já vem programado para configurar a renovação automática do Let's Encrypt antes da data de expiração. Na prática, confere diariamente a data de expiração do certificado. Se for menor do que 30 dias, o certificado é renovado.
$ sudo certbot renew --dry-run
O comando certbot renew é o responsável por realizar a verificação do Let's Encrypt. Nesse caso, a flag --dry-run dispara o script, mas em modo teste. Assim, ele não realiza a renovação em si, apenas uma simulação.
A qualquer momento, se houver algum problema com a renovação do certificado, você receberá um aviso no e-mail que cadastrou no início do processo.
Referências:https://letsencrypt.org/pt-br/docs/
Feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário