anúncios

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Configurar certificado SSL com Let's Encrypt

O que é Let's Encrypt?

Let's Encrypt é uma autoridade certificadora gratuita, automatizada e aberta que se tornou possível graças à organização sem fins lucrativos Internet Security Research Group (ISRG)

O Certbot é o cliente do Let's Encrypt que facilita a emissão do certificado SSL no webserver Apache e Nginx.

O presente post, irá explicar os procedimentos de geração do certificado SSL com Let's Encrypt em paralelo com Certbot em um servidor com Debian.

Instalar o Certbot

No Apache

$ sudo apt-get install python-certbot-apache

No Nginx

$ sudo apt-get install python-certbot-nginx

Realizar a emissão e instalação do certificado SSL
Após instalar o certbot, execute a emissão do certificado de acordo com o webserver Apache ou Nginx que estiver utilizando em seu servidor.

No Apache

$ sudo certbot --apache -d dominio.com.br -d dominio.com.br

No Nginx

$ sudo certbot --nginx -d dominio.com.br -d dominio.com.br

Neste exemplo, estamos emitindo um certificado tanto para o domínio principal quanto para o subdomínio www.

Após a execução do comando, precisa fornecer algumas informações solicitadas no próprio terminal, uma delas é o e-mail que será utilizado para enviar notificações sobre a renovação do certificado e eventuais alertas de segurança. Aceitar os termos de serviço e por fim escolha a opção para redicionar todo tráfego para executar sob o prototocolo HTTPS.

Com isso, o certificado já deverá estar funcionamento plenamente. Para verificar, acesse a URL raiz do seu domínio usando o protocolo seguro (https://seudominio.com.br). É bom verificar o diagnótico completo do certificado, acesse o endereço abaixo substituindo pelo seu domínio.

https://www.ssllabs.com/ssltest/analyze.html?d=saitam.com

Ativar a renovação automática

Todos os certificados emitidos pela Let's Encrypt têm duração de apenas 90 dias. O Certbot já vem programado para configurar a renovação automática do Let's Encrypt antes da data de expiração. Na prática, confere diariamente a data de expiração do certificado. Se for menor do que 30 dias, o certificado é renovado.

$ sudo certbot renew --dry-run

O comando certbot renew é o responsável por realizar a verificação do Let's Encrypt. Nesse caso, a flag --dry-run dispara o script, mas em modo teste. Assim, ele não realiza a renovação em si, apenas uma simulação.

A qualquer momento, se houver algum problema com a renovação do certificado, você receberá um aviso no e-mail que cadastrou no início do processo.

Referências:

https://letsencrypt.org/pt-br/docs/

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário