anúncios

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Otimizando as tabelas do banco de dados com SGBD MySQL e reduzindo o tamanho do arquivo

O objetivo desse howto é de apresentar as etapas para otimizar uma tabela do banco de dados com SGBD MySQL e reduzir o tamanho físico do arquivo. Isso pode ser útil, caso tenha excluído muitos registros de uma tabela, mas o tamanho real do arquivo no disco dessa tabela no disco não é alterado.

Siga os procedimentos utilizando a console do MySQL

$ mysql -u root -p < database >

Agora execute para otimizar a tabela e reduzir o tamanho do arquivo

OPTIMIZE TABLE < tablename >;
exit

Referências

https://dev.mysql.com/doc/refman/8.0/en/optimize-table.html

Feito!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Conhecendo o Trello

O que é Trello?


Trello é um gerenciador de tarefas que permite organizar as atividades, de forma compartilhada com membros da equipe.

É um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas diárias, de forma dinâmica e visualmente agradável. Bastante utilizado na metodologia ágil Scrum para organizar as demandas do projeto.

Exemplo: Criação de diversos quadros (Projeto A, B ou C) e colunas divididos por status da tarefa (A Fazer / Em Andamento / Revisão / Concluído). Dentro de cada coluna é possível adicionanr um ou mais cards com a descrição das tarefas a serem realizadas.

Se ainda não tem conta no Trello e queira experimentar, basta acessar o site oficial, criar sua conta e começar a usufruir dos benefícios do Trello.

Feito!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Conhecendo o Evernote

O que é Evernote?



É basicamente um bloco de notas para anotações online, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar, independente do sistema operacional e aplicativo mobile Android e iPhone (iOS).

Existem três tipos de planos do Evernote, Free, Premium e Business. A diferença entre os planos está no limite mensal de 10GB de uploads (contra 60 MB da versão Free), tamanho máximo de 100 MB por nota, remoção de publicidade do programa, modo offline, suporte prioritário e, pesquisa em PDFs. Além disso, ainda há alguns aplicativos da própria criadora do Evernote, como o Penultimate e Skitch.

Caso você esteja pesquisando por uma ferramenta para se organizar melhor no dia a dia, o Evernote é uma excelente opção. Algumas funcionalidades disponíveis são: Permite salvar páginas e artigos da Internet, criar lembretes, fazer anotações em forma de fotos, e gravação de áudio, utilizá-lo para redigir artigos acadêmicos que necessitem de muita pesquisa de referências. O Evernote fez parceira com o LinkeIn para sincronizar cartões de visita de contatos profissionais.

Se ainda não tem conta do Evernote e queira experimentar, basta acessar o site oficial, criar sua conta e começar a usufruir dos benefícios do Evernote.

Feito!

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Criando formulários com Google Forms

O que é Google Forms?

Google Forms é um serviço gratuito para criar formulários online. O usuário pode produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras opções. É ideal para quem precisa solicitar feedback sobre algo, organizar inscrições para eventos, convites ou pedir avaliações.

O presente howto tem como objetivo explicar os procedimentos para criar questionários e acompanhar as respostas. Ressaltando que o funcionamento do serviço é 100% online, ou seja, a ferramenta é compatível com qualquer navegador e sistema operacional. Os dados ficam salvos na sua conta do Google.

Passo 1: Acesse o site do Google Forms e mova o mouse até o botão "+", no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique sobre o botão que aparece logo acima;

Passo 2. Você pode escolher um modelo da galeria ou selecionar Em branco para criar um novo formulário;

Passo 3. Comece dando um nome para o formulário, título e descrição. Estes últimos poderão ser vistos por outras pessoas;

Passo 4. A primeira pergunta é adicionada automaticamente. Por padrão, ela é do tipo múltipla escolha. Você pode alterar clicando sobre ela e escolhendo a opção desejada;

Passo 5. Agora, digite a sua pergunta e adicione as opções de respostas. Você pode marcar a opção obrigatória para impedir que o formulário seja enviado sem a resposta para a pergunta atual;

Passo 6. Na barra de botões à direita, você pode clicar em "+" para adicionar uma nova pergunta, inserir textos, imagens, vídeos do YouTube ou seções (páginas);

Passo 7. Depois de adicionar as perguntas e seções desejadas, volte ao início da página. Por lá, no canto superior direito, você pode aplicar um tema ao formulário, visualizá-lo ou acessar as opções. Após fazer os ajustes, selecione "Enviar";

Passo 8. O formulário pode ser enviado por e-mail, ter o link copiado ou embutido em páginas da web. Para isso, use as abas na parte superior da tela.

Como acompanhar as respostas do questionário ?

Passo 1. Volte ao Google Forms e abra o formulário que você criou;

Passo 2. Agora, acesse a aba Respostas. Por lá, você pode ver as respostas resumidas ou individual para cada pergunta. Caso deseje vê-las em conjunto, assinale o ícone verde do Google Sheets para gerar uma planilha de resultados. Já para desativar o formulário, desligue a opção Aceitando respostas.

Pronto! Aproveite as dicas para criar formulários online com a ajuda do Google Forms.

Feito!

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Conhecendo o Chocolatey

O que é Chocolatey?

É um gerenciador de pacotes para Windows que foi projetado para ser uma estrutura descentralizada para instalar pacotes mais rapidamente. É semelhante ao que já existe no Linux, especificamente nas distros Debian, Ubuntu, CentOS, Fedora, ArchLinux, Manjaro, openSUSE, que utiliza os gerenciadores de pacotes APT, YUM, Pacman, Zypper, respectivamente. O Chocolatey é desenvolvido sobre a infraestrutura do NuGet, que atualmente usa o PowerShell por debaixo dos panos. Acesse para mais detalhes sobre como funciona o Chocolatey

A origem do nome da ferramenta surgiu de uma piada, porque todos gostam nougat chocolate (nuget), assim pegou a moda.

É uma ferramenta nova?

Para dizer a verdade, não. Já faz algum tempo que o Chocolatey está na ativa, se eu não me engano desde 2011, mas seu uso ainda é desconhecido pela maioria das pessoas que usam Windows.

Instalação do Chocolatey

Os pré-requisitos para a instalação do Chocolatey são:
  • Windows 7/10/Windows Server 2003 (ou superior)
  • PowerShellv2+ (já vem instalado no Windows 7 e 10)
  • .NET Framework 4+ (o próprio instalador do Chocolatey tentará instalá-lo, caso não esteja instalado).
Abrir o CMD em modo administrador e execute o comando abaixo:

@"%SystemRoot%\System32\WindowsPowerShell\v1.0\powershell.exe" -NoProfile -InputFormat None -ExecutionPolicy Bypass -Command "[System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))" && SET "PATH=%PATH%;%ALLUSERSPROFILE%\chocolatey\bin"

OU no PowerShell em modo administrador

Set-ExecutionPolicy Bypass -Scope Process -Force; [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol = [System.Net.ServicePointManager]::SecurityProtocol -bor 3072; iex ((New-Object System.Net.WebClient).DownloadString('https://chocolatey.org/install.ps1'))

Utilização do Chocolatey

Com modo administrador no CMD ou PowerShell, vamos consultar o pacote Keepass e instalar em seguida

C:\>choco search keepass

Irá retornar o pacote pesquisado se tiver no repositório

C:\>choco install -y keepass

Segue a lista de comandos que podem ser utilizados com o choco

C:\>choco -?

This is a listing of all of the different things you can pass to choco.

Commands

* list - lists remote or local packages
* search - searches remote or local packages (alias for list)
* info - retrieves package information. Shorthand for choco search pkgname --exact --verbose
* install - installs packages from various sources
* pin - suppress upgrades for a package
* outdated - retrieves packages that are outdated. Similar to upgrade all --noop
* upgrade - upgrades packages from various sources
* uninstall - uninstalls a package
* pack - packages up a nuspec to a compiled nupkg
* push - pushes a compiled nupkg
* new - generates files necessary for a chocolatey package from a template
* sources - view and configure default sources (alias for source)
* source - view and configure default sources
* config - Retrieve and configure config file settings
* feature - view and configure choco features
* features - view and configure choco features (alias for feature)
* apikey - retrieves or saves an apikey for a particular source
* setapikey - retrieves or saves an apikey for a particular source (alias for apikey)
* unpackself - have chocolatey set it self up
* version - [DEPRECATED] will be removed in v1 - use `choco outdated` or `cup -whatif` instead
* update - [DEPRECATED] RESERVED for future use (you are looking for upgrade, these are not the droids you are looking for)

Para quem já usa Linux (Debian, Ubuntu, Fedora, ArchLinux, Manjaro, openSUSE), pode notar que os comandos do Chocolatey são bem semelhantes os utilizados pelo gerenciador de pacotes das distros mencionadas.

Mas quem usa apenas Windows, pode não curtir ter que usar o CMD ou PowerShell para instalar pacotes. Não tem problema, para isso, existe o Chocolatey em modo gráfico. A instalação do ChocolateyGUI é feita pelo CMD ou PowerShell, mas outros pacotes podem ser instalados em modo gráfico, posteriromente.

C:\>choco install -y ChocolateyGUI

Depois só abrir, pesquisar o pacote desejado e instalar com click de mouse, como Janeleiro tem costume de fazer.

Gerenciador de configuração

Se já conhece as ferramentas de gerenciamento de configuração ou automação como Puppet, Chef ou Ansible, deve estar pensando em integrar com Chocolatey no Windows. Já pensaram nisso. Verifique nessa página para encontrar documentação para integração do Chocolatey com diversas ferramentas de gerenciamento de configuração e automação para Windows.

Só para esclarecer para quem ainda não utilizou ferramentas de gerencimento de configuração, elas permitem automatizar o provisionamento de uma máquina, por exemplo, instalação de pacotes ou softwares necessários, configurações, inicialização de serviços e etc.

Referências

https://chocolatey.org/docs/installation

Feito!