Grav é um dos CMS Flat-File existente que não utiliza banco de dados, mas são gerenciados por arquivos texto. Sendo assim, torna mais veloz o acesso em comparação com CMS conhecido como Wordpress.
O Grav foi desenvolvido em PHP com framework Symfony pelos desenvolvedores: Andy Miller, Djamil Legato, Matias Gries, com data inicial de lançamento em 30/07/2014. O Grav foi projetado para ter uma curva de aprendizado superficial e fácil de configurar. O foco do Grav é a velocidade e a simplicidade, em vez de uma abundância de recursos internos que custam complexidade.
Depois de conhecer o Grav e para que serve, podemos seguir os procedimentos de instalação e configuração do Grav no ambiente Docker, que pode ser utilizado em GNU/Linux (qualquer distro) e Windows 10 Pro.
A premissa é ter Docker e Docker-Compose instalados, caso ainda não tenha, configura Instalando Docker e Docker-Compose no Linux ou Instalando Docker e Docker-Compose no Windows 10
Estrutura do ambiente Docker para o Gravambiente-grav-docker docker-compose.yml php Dockerfile vhost.conf www gravblogDowload do Grav+Admin
OBS: Até a data de publicação deste post, a versão atual é: grav-admin-v1.6.22.zip.
Grav+Admin
Extrair no diretório /var/www/html
$ cd $HOME/ambiente=grav-docker
$ unzip grav-admin-v1.6.22.zip -d www
$ sudo chown www-data:www-data -R www/gravblog
Adicione o arquivo docker-compose.yml no diretório gravblog com o seguinte conteúdo.
Adicione o arquivo Dockerfile no diretório php com seguinte conteúdo.
Adicione o arquivo vhost.conf no diretório php com seguinte conteúdo.
Adicione no arquivo hosts o nome definido no ServerName do Vhost, em Linux o diretório é: /etc/hosts e em Windows é: C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts.
PS: Editar o arquivo hosts como administrador do sistema.No meu caso, defini o ServerName do Vhost como gravblog.local, altere para o nome que desejar e deve ter o mesmo nome no arquivo hosts, Ok?
127.0.0.1 gravblog.localBuild do ambiente Grav no Docker
$ docker-compose up -d
Adicionar o seu usuário no grupo www-data
$ sudo usermod -aG www-data $(whoami)
Após o build do ambiente, acesse no browser http://gravblog.local ou o nome que definiu no Vhost.
No primeiro acesso, irá redirecionar para o cadastro para o painel administrativo, segue o setup conforme solicitado que leva menos de 1 minuto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário