O Bludit é um CMS Flat-File existente que não utiliza banco de dados, mas são gerenciados por arquivos texto que pode ser usado para criação de sites e/ou blogs. Arquivos JSON são usados para armazenar o conteúdo. O plug-in Remote Content também pode ser usado para publicar conteúdo em uma plataforma como o GitHub.
O conteúdo pode ser formatado com a linguagem de marcação Markdown ou com código HTML ou um editor WYSIWYG . Vários modelos de design estão disponíveis para a aparência; os plugins permitem a expansão com funções adicionais. O Bludit é gratuito e de código aberto, está licenciado sob a licença MIT.
O Bludit foi desenvolvido em PHP por Diego Najar e data de lançamento em 14 de Setembro de 2015.
Depois de conhecer o Bludit e para que serve, podemos seguir os procedimentos de instalação e configuração do Bludit no ambiente Docker, que pode ser utilizado em GNU/Linux (qualquer distro) e Windows 10 Pro.
A premissa é ter Docker e Docker-Compose instalados, caso ainda não tenha, configurado Instalando Docker e Docker-Compose no Linux ou Instalando Docker e Docker-Compose no Windows 10
Estrutura do ambiente Docker para o Bluditambiente-bludit-docker docker-compose.yml php Dockerfile vhost.conf www bluditblog
OBS: Até a data de publicação deste post, a versão atual é: 3.12.
Download do Bludit$ git clone https://github.com/bludit/bludit.git bluditblog
$ sudo chown www-data:www-data -R www/bluditblog
Adicione o arquivo docker-compose.yml no diretório bluditblog com o seguinte conteúdo.
Adicione o arquivo Dockerfile no diretório php com seguinte conteúdo.
Adicione o arquivo vhost.conf no diretório php com seguinte conteúdo.
Adicione no arquivo hosts o nome definido no ServerName do Vhost, em Linux o diretório é: /etc/hosts e em Windows é: C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts.
PS: Editar o arquivo hosts como administrador do sistema.
No meu caso, defini o ServerName do Vhost como bluditblog.local, altere para o nome que desejar e deve ter o mesmo nome no arquivo hosts, Ok?
127.0.0.1 bluditblog.local
Build do ambiente Bludit no Docker
$ docker-compose up -d
Adicionar o seu usuário no grupo www-data
$ sudo usermod -aG www-data $(whoami)
Após o build do ambiente, acesse no browser http://bluditblog.local ou o nome que definiu no Vhost.
No primeiro acesso, irá redirecionar para o cadastro para o painel administrativo, segue o setup conforme solicitado que leva menos de 1 minuto.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir