anúncios

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Configurando servidor de arquivos com Python

O que é HTTP Server?

HTTP HypertText Transfer Protocol. Vamos pensar em um protocolo como um idioma qualquer de lingua nativa do seu país de origem ou secundário. Cada idioma tem um conjunto de regras e vocabulário. Portanto, se duas ou mais pessoas entender as regras e o vocabulário de um idioma, pode-se comunicar no idioma de maneira eficaz.

Assim como os seres humanos, os dispositivos eletrônicos tambémm se comunicam entre si. Eles, portanto, precisam de um "conjunto de regras e vocabulário" para transmitir e receber ativamente informações uns dos outros.

Um protocolo é um conjunto padrão de regras que facilita a comunicação bem-sucessida entre dispositivos eletrônicos. Esses conjuntos de regras mutuamente aceitas e implementas incluem os comandos usados para iniciar o envio e a recepção de dados, os tipos de dados a serem transmitidos entre os dispositivos, como detectar erros nos cabos, como as transferências de dados bem-sucessidas são confirmadas e muito mais.

Por exemplo, quando você executa uma pesquisa simples usando um navegador, há dois sisemas essenciais envolvidos. O cliente HTTP e o servidor HTTP.

O cliente, comumente referido como navegador, como Google Chrome ou Firefox, mas também pode ser tão simples quanto um aplicativo CLI. O cliente envia sua solicitação ao servidor, que processa as solicitações HTTP e fornece uma resposta ao cliente. No caso de navegadores, a resposta normalmente é uma página HTML.

Módulo SimpleHTTPServer do Python

Quando você precisa de um servidor web rápido em execução, configurar um servidor de nível de produção é uum exagero.

O módulo SimpleHTTPServer do Python é uma ferramenta de economia de trabalho que você pode aproveitar para transformar qualquer diretório em seu sistema em um servidor web descomplicado. Ele vem com uum servidor HTTP simples que oferece manipuladores de solicitação GET e HEAD padrão.

Com um servidor HTTP embutido, você não precisa instalar ou configurar nada para ter seu servidor web instalado e funcionando.

OBS: O módulo Python SimpleHTTPServer foi incorporado ao módulo http.server em Python 3, mas se você estiver usando Python 2, pode trocar http.server por SimpleHTTPServer e funciona de ambos os casos.

Inicializar o HTTPServer no Python

A maneira mais simples de iniciar um servidor web que atende ao diretório no qual o comando é executado, simplesmente acesse até o diretório onde tem os arquivos e execute no terminal:

Python 2
$ python -m SimpleHTTPServer 8000

Python 3
$ python3 -m http.server 8000

No browser na máquina local acesse http://localhost:8000

Para acessar de outra máquina da rede interna http://IPSERVIDOR:8000

Conclusão

A linguagem Python nos fornece o módulo SimpleHTTPServer que pode ser usado para servir arquivos de forma rápida e fácil de um diretório local via HTTP. Isso pode ser usado para tarefas internas, mas não recomendado utilizar em ambiente de produção.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário