anúncios

domingo, 11 de abril de 2021

Configurando o ambiente de desenvolvimento Flutter no Linux

O que é Flutter?

Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, criado pelo Google, que possibilita a criação de aplicativos compilados nativamente. Atualmente pode compilar para Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Google Fuchsia e Web. Lançado em Maio de 2017.

O objetivo deste post é explicar os procedimentos de configuração do ambiente de desenvolvimento Flutter no Linux (qualquer distro) e criar o primeiro aplicativo.

Pré-requisitos:
  • Memória RAM mínima 8GB de RAM no computador. Recomendado 16GB de memória RAM.
  • Suporte a virtualização habilitado no setup da BIOS.
  • O editor de código pode ser qualquer um de sua escolha, eu uso o VSCode.

Verificando se o computador tem suporte de virtualização

$ egrep '(vmx|svm)' --color=always /proc/cpuinfo

Se obter resultado, então o processador do seu computador tem suporte de virtualização. Pode continuar as próximas etapas.

Instalando o openJDK

$ sudo add-apt-repository ppa:openjdk-r/ppa
$ sudo apt update
$ sudo apt-get install openjdk-8-jdk

Instalando o Android Studio

Faça o Download Android Studio . Após concluir o download, acessar o diretório onde salvou o Android Studio e extraia.

$ tar -xzvf android-studio-ide-X.Y-linux.tar.gz,

Onde o X e Y correspondem versão e release, respectivamente.

No Wizard do Android Studio, precisa marcar os itens:

  • Android SDK
  • Android SDK Plataform
  • Android Virtual Device

Configuração da variável de ambiente ANDROID_HOME

Adicione no arquivo $HOME/.bash_profile ou $HOME/.bashrc

$ vim $HOME/.bashrc
export ANDROID_SDK_HOME=$HOME/Android/Sdk
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_HOME/emulator
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_HOME/tools
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_HOME/tools/bin
export PATH=$PATH:$ANDROID_SDK_HOME/platform-tools
export ANDROID_AVD_HOME=$ANDROID_SDK_HOME/tools/bin/avdmanager
export PATH=$PATH:$ANDROID_AVD_HOME

ESC +:x (salvar e sair do editor Vim)

$ source $HOME/.bashrc

Abrir o Android Studio e crie o AVD Manager, selecione "Create Virtual Device", este é o emulador Android, estando OK, execute. Uma vez criado o AVD, ao criar o primeiro aplicativo em Flutter, será mostrado como abrir o emulador sem precisar o Android Studio.

Download do Flutter via repositório Git

$ git clone https://github.com/flutter/flutter.git -b stable --depth 1

Adicionar a variável de ambiente FLUTTER_SDK que aponta ao diretório que fez o clone do repositório anteriormente

# vim $HOME/.bashrc
export FLUTTER_SDK=$HOME/flutter
export PATH=$PATH:$FLUTTER_SDK/bin

ESC +:x (salvar e sair do editor Vim)

$ source $HOME/.bashrc

Execute o seguinte comando para listar as dependências que precisa instalar para o ambiente Flutter completo

$ flutter doctor

Estando tudo OK, pode continuar com o próximo passo, caso contrário revisar e verificar o que faltou instalar.

Criando a primeira aplicação Flutter

Estando com as ferramentas necessárias, conforme os procedimentos descritos, então vamos criar a primeira aplicação Flutter.

$ flutter create HelloWorld
$ cd HelloWorld

Abrir o emulador Android, sem a necessidade de abrir o Android Studio

Lista os AVDs já criados no Android Studio

$ emulator -list-avds
$ emulator @Pixel_2_API_29
$ flutter devices
flutter run -d emulator-5554

Irá executar o exemplo padrão do Flutter no emulador, que é um contador, ao clicar no botão "+", irá incrementar o número.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário