anúncios

domingo, 3 de outubro de 2021

Conhecendo o Mendeley

O que é Mendeley?

O Mendeley é um gerenciador de bibliografias e artigos, também uma rede social que conecta pesquisadores científicos. O gerenciamento de bibliografias pode ser realizado tanto local (seu computador), quanto à distância (via Internet na sua conta).

Ao adicionar um artigo no Mendeley, o banco de dados buscará na Internet informações sobre o artigo e construirá a bibliografia para você. Essa busca é feita através do título do artigo e pelo DOI (Digital Object Identifier), que é um padrão de identificação de documentos na Internet. Essa funcionalidade é apenas para artigos no formato PDF.

Instalando o Mendeley no Linux (Ubuntu)

$ sudo apt-add-repository https://www.mendeley.com/repositories/ubuntu/stable/amd64/mendeleydesktop-latest

$ sudo apt update

$ sudo apt install mendeleydesktop

Pronto, o Mendeley está instalado. Abre o Mendeley, loga na sua conta ou crie uma, caso não existir. Depois em Tools > Options> na aba General. Insere os artigos em Add Documents. Caso preferir pode usar a opção "Watched Folder", que monitora os diretórios. Essa opção faz a busca dos artigos em PDF para inserir no banco de dados na hora que for iniciado. Verifique em Tools>Options> na aba "Watched Folder".

Também tem a extensão Mendeley no Google Chrome ( https://chrome.google.com/webstore/detail/mendeley-web-importer/dagcmkpagjlhakfdhnbomgmjdpkdklff ).

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário