anúncios

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Conhecendo o MIT App Inventor

O que é MIT App Inventor?

O MIT App Inventor é uma ferramenta web que nos permite criar aplicativo para Android.

Criada no MIT - Massachusetts Institute of Technology, é uma ferramenta bastante fácil de utilizar, até mesmo por quem não tem experiência em programação.

O MIT App Inventor trabalha com a linguagem visual (baseada em blocos). Assim você vai encaixando cada bloco como fosse um quebra-cabeça.

Uma forma de criar aplicativos Android em programação de blocos, ideal para quem não tem conhecimento avançado em programação para dispositivo mobile, mas tem uma ideia de criar um aplicativo. Agora tem uma opção desta ferramenta para colocar em prática a sua ideia em alguns dias de forma simples.

Como utilizar o App Inventor?

  1. Acessar https://appinventor.mit.edu/ e criar uma conta
  2. Após criar a conta, logar e clique em "Create apps"
  3. 3. Explore e crie um aplicativo Android

Criar um aplicativo no App Inventor

Estando logado na ferramenta App Inventor, vai em Project > Start new project

No lado esquerdo encontra-se as paletas de componentes e no lado direito as proriedades de cada componente. No centro o resultado do aplicativo.

Na aba Designer é onde você pode trabalhar seu aplicativo. Onde cria a aparência do aplicativo e especifica os componentes utilizados, tais como botões, imagens, caixas de texto e funcionalidades como sensores e GPS.

Na aba Blocks (blocos) é onde faz a programação do aplicativo. É faz o encaixe de cada bloco como um quebra-cabeça.

Como emular o aplicato criado no App Inventor?

Para emular o aplicativo criado na plataforma no seu smartphone, instale Play Store - MIT AI2 Companion App com a leitura do QR code irá sincronizar.

Caso tenha desenvolvido uma API REST ou conheça uma API pública, é possível fazer a integração na ferramenta App Inventor, informando a URL da API com o endpoint correspondente a funcionalidade do aplicativo.

Referências

https://appinventor.mit.edu/

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário