- Golang
- Clean Architecture
- Apache Kafka
- Kubernetes
- Ferramentas de Observabilidade
Ao trabalhar com projetos grandes, é perceptível que eles precisam de muita perfomance e facilidade para trabalhar com diversos tipos de processos; e Go é uma linguagem de programação que nos ajuda muito com isso.
O Go está extremamente em alta e é uma das linguagens que mais crescem dentro das empresas - o próprio Mercado Livre relatou um aumento expressivo.
É uma linguagem simples de aprender e que você consegue tirar muitos frutos dela.
Essa não é, necessariamente, uma tecnologia, mas algo que as empresas têm adotado para construir aplicações minimizando custos e maximizando sua vida útil.
A Clean Architecture é uma forma desenvolver software de qualidade isolando o domínio (regras de negócio) do restante do "mundo" externo. Ela determina várias camadas na aplicação, como casos de uso e entidades, permitindo organizar melhor as tarefas e reaproveitas as operações sem prejudicar a manutenção.
Normalmente quem trabalha com Clean Architecture acaba, indiretamente, tendo que entender um pouco sobre DDD. Então é importante aprender ambos.
É uma tecnologia que grandes empresas estão utilizando e é sempre bom reforçar: aprendam pelo menos o básico do básico!
Mas isso não quer dizer que você deva aprender apenas a publicar ou ler uma mensagem, por exemplo.
O Apache Kafka é um sistema bem complexo e te auxilia a trabalhar com stream de dados, ajudando com que sistemas se comuniquem, etc.
As empresas estão carentes de profissionais que entendam de Apache Kafka.
O Kubernetes é um orquestrador de containers e, sobre isso, é importante ressaltar que é importante que você aprenda Docker também.
Muitos dizem que só DevOps precisam saber, mas acredito que, quanto mais os desenvolvedores entenderem do mundo do Kubernetes, mais vão conseguir ajudar o time da plataforma e de DevOps a publicar e manter suas aplicações, etc.
Não precisa se tornar um especialista, mas aprenda coisas básicas, como: entender como o Kubernetes funciona, fazer deployments, configmap, services, entre outros.
Se a sua empresa ainda não utiliza Kubernetes, é muito provável que em breve ela passe a utilizar.
Não será citado nenhuma ferramenta em específico, mas o que acontece é o seguinte: Os desenvolvedores precisam entender como conseguem ter acesso a informações básicas necessárias para resolver problemas em produção e entender o que está acontecendo com a aplicação e produção.
As ferramentas de observabilidade irão te ajudar muito, principalmente com gerenciamento de logs; gerenciamento de visualização de métricas e também ferramentas de tracing.
Alguns exemplos de ferramentas: Elastic Stack, New Relic, Datadog, Splunk , etc.
Referências
Canal do Dev Full Cycle
Feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário