anúncios

sábado, 8 de janeiro de 2022

5 tecnologias para aprender em 2022

  1. Golang
  2. Ao trabalhar com projetos grandes, é perceptível que eles precisam de muita perfomance e facilidade para trabalhar com diversos tipos de processos; e Go é uma linguagem de programação que nos ajuda muito com isso.

    O Go está extremamente em alta e é uma das linguagens que mais crescem dentro das empresas - o próprio Mercado Livre relatou um aumento expressivo.

    É uma linguagem simples de aprender e que você consegue tirar muitos frutos dela.

  3. Clean Architecture
  4. Essa não é, necessariamente, uma tecnologia, mas algo que as empresas têm adotado para construir aplicações minimizando custos e maximizando sua vida útil.

    A Clean Architecture é uma forma desenvolver software de qualidade isolando o domínio (regras de negócio) do restante do "mundo" externo. Ela determina várias camadas na aplicação, como casos de uso e entidades, permitindo organizar melhor as tarefas e reaproveitas as operações sem prejudicar a manutenção.

    Normalmente quem trabalha com Clean Architecture acaba, indiretamente, tendo que entender um pouco sobre DDD. Então é importante aprender ambos.

  5. Apache Kafka
  6. É uma tecnologia que grandes empresas estão utilizando e é sempre bom reforçar: aprendam pelo menos o básico do básico!

    Mas isso não quer dizer que você deva aprender apenas a publicar ou ler uma mensagem, por exemplo.

    O Apache Kafka é um sistema bem complexo e te auxilia a trabalhar com stream de dados, ajudando com que sistemas se comuniquem, etc.

    As empresas estão carentes de profissionais que entendam de Apache Kafka.

  7. Kubernetes
  8. O Kubernetes é um orquestrador de containers e, sobre isso, é importante ressaltar que é importante que você aprenda Docker também.

    Muitos dizem que só DevOps precisam saber, mas acredito que, quanto mais os desenvolvedores entenderem do mundo do Kubernetes, mais vão conseguir ajudar o time da plataforma e de DevOps a publicar e manter suas aplicações, etc.

    Não precisa se tornar um especialista, mas aprenda coisas básicas, como: entender como o Kubernetes funciona, fazer deployments, configmap, services, entre outros.

    Se a sua empresa ainda não utiliza Kubernetes, é muito provável que em breve ela passe a utilizar.

  9. Ferramentas de Observabilidade
  10. Não será citado nenhuma ferramenta em específico, mas o que acontece é o seguinte: Os desenvolvedores precisam entender como conseguem ter acesso a informações básicas necessárias para resolver problemas em produção e entender o que está acontecendo com a aplicação e produção.

    As ferramentas de observabilidade irão te ajudar muito, principalmente com gerenciamento de logs; gerenciamento de visualização de métricas e também ferramentas de tracing.

    Alguns exemplos de ferramentas: Elastic Stack, New Relic, Datadog, Splunk , etc.

Referências

Canal do Dev Full Cycle

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário