O objeto deste post, é explicar os procedimentos de instalação e configuração do Redmine no ambiente Docker.
O que é Redmine?
Redmine é uma ferramenta que auxilia o gerenciamento de projetos, um software livre. Contém o calendário e gráficos de Gantt para representação visual dos projetos e seus deadlines. Permite também trabalhar com múltiplos projetos.
Instalação e configuração
A premissa é ter o Docker e Docker-Compose instalados, caso ainda não tenha, verifique Instalando Docker e Docker Compose no Linux (qualquer distro) ou Instalando Docker no Windows 10
$ mkdir $HOME/redmine
$ cd $HOME/redmine
$ curl -sSL https://raw.githubusercontent.com/bitnami/bitnami-docker-redmine/master/docker-compose.yml > docker-compose.yml
PS: Para utilizar no servidor de produção, é recomendado é recomendado alterar a variável ALLOW_EMPTY_PASSWORD de "yes" para "no" e definir um password seguro para o SGBD MySQL utilizado no Redmine e o usuário administrador de acesso ao Redmine.
Adicionar as variáveis REDMINE_USERNAME e REDMINE_PASSWORD para um nome de usuário e password que irá gerenciar o Redmine.
$ docker-compose up -d
Aguarde subir o ambiente, após concluir, abre o browser e acesse http://localhost
No primeiro acesso, o username/password default são: user/bitnami. Caso tenha alterado o username/password default no arquivo docker-compose.yml, então utilize o que você definiu.
Após o acesso do Redmine, pode inserir os projetos e seus deadlines. Inicialmente faça um overview para experimentação e depois projetos reais.
Feito!