anúncios

terça-feira, 28 de junho de 2022

Instalando e configurando o Moodle no ambiente Docker

O objetivo deste post, é explicar os procedimentos de instalação e configuração do Moodle no ambiente Docker.

O que é Moodle?

MOODLE é o acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado no ambiente virtual. É uma plataforma de ensino bastante comum o uso em aulas remotas de diversos cursos, inclusive durante a pandêmia de Covid-19, a maioria das escolas e universidades utilizam o Moodle para disponibilizar os materiais e exercícios às aulas das respectivas disciplinas ministradas pelos professores aos alunos.

Instalação e configuração

A premissa é ter o Docker e Docker-Compose instalados, caso ainda não tenha, verifique Instalando Docker e Docker Compose no Linux (qualquer distro) ou Instalando Docker no Windows 10

$ mkdir $HOME/moodle
$ cd $HOME/moodle
$ curl -sSL https://raw.githubusercontent.com/bitnami/bitnami-docker-moodle/master/docker-compose.yml > docker-compose.yml

PS: Para utilizar no servidor de produção, é recomendado alterar a variável ALLOW_EMPTY_PASSWORD de "yes" para "no" e definir um password seguro para o SGBD MySQL utilizado no Moodle e o usuário administrador do Moodle.

Adicionar as variáveis MOODLE_USERNAME e MOODLE_PASSWORD para um nome de usuário e password que irá gerenciar o Moodle.

$ docker-compose up -d

Aguarde subir o ambiente, após concluir, abre o browser e acesse http://localhost

No primeiro acesso, o username/password default são: user/bitnami. Caso tenha alterado o username/password default no arquivo docker-compose.yml, então utilize o que você definiu.

Após o acesso do Moodle, faz as suas devidas adaptações, conforme o que pretende fazer.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário