O objetivo deste post, é explicar os procedimentos de instalação e configuração do Jenkins no ambiente Docker.
O que é Jenkins?
Jenkins é uma ferramenta de integração contínua de código aberto para automatizar o deploy do projeto, na execução de testes unitários, testes integrados e o build completo.
Instalação e configuração
A premissa é ter o Docker e Docker-Compose instalados, caso ainda não tenha, verifique Instalando Docker e Docker Compose no Linux (qualquer distro) ou Instalando Docker no Windows 10
$ mkdir $HOME/jenkins && cd $HOME~/jenkins
$ curl -sSL https://raw.githubusercontent.com/bitnami/containers/main/bitnami/jenkins/docker-compose.yml > docker-compose.yml
PS: Para utilizar no servidor de produção, é recomendado alterar a variável JENKINS_PASSWORD que é o password administrador do Jenkins.
Altere a porta do HOST também, por outra porta alta que não esteja usando.
$ docker-compose up -d
Aguarde subir o ambiente, após concluir, abre o browser e acesse http://localhost:<PORTA>
O acesso username/password default são: admin/bitname.
Caso tenha alterado por meio das variáveis JENKINS_USERNAME e JENKINS_PASSWORD, respectivamente no arquivo docker-compose.yml, então utilize o que você definiu.
Após o acesso do Jenkins, pode criar os Jobs na ordem de execução para o deploy automatizado do seu projeto com CI/CD (Continuos Integrations/Continuos Delivery).
O que é CI/CD?
CI/CD (Continuous Integration/Continuous Delivery), é um método para entregar aplicações com frequência aos clientes. Para isso, é aplicada a automação nas etapas do desenvolvimento de aplicações.
Exemplos de ferramentas que fazem CI/CD: Jenkins, Bamboo, GitHub Actions, CircleCI.
Utilize a ferramenta CI/CD a sua escolha para o seu projeto. É importante ressaltar que essas ferramentas de CI/CD integram com o Git com as plataformas GitHub, Bitbucket e Gitlab.
Referências
Feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário