anúncios

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

10 livros que todo programador deveria ou (poderia) ler

O objetivo do presente post é apresentar 10 livros que todo programador deveria ou poderia ler, cada livro foi também apresentado o resumo da ideia central para você ter uma noção do que se trata, e assim tomar a decisão de adquirir pelo menos um dos livros mencionados.

  1. Clean Code (Código Limpo) (Robert Martin)
  2. Clean Code, ou Código Limpo, é uma filosofia de desenvolvimento de softwares que consiste em aplicar técnicas simples que facilitam a escrita e a leitura de um código. Tornando-o, assim, de fácil compreensão.

  3. Introduction to Algorithms (Thomas Cormen)
  4. O livro começa considerando os fundamentos matemáticos da análise de algoritmos e mantém esse rigor matemático ao longo da obra. As ferramentas desenvolvidas nestas seções de abertura são aplicadas à classificação, estruturas de dados, gráficos e uma variedade de algoritmos selecionados, incluindo geometria computacional, algoritmos de cadeia de caracteres, modelos paralelos de computação, transformações rápidas de Fourier (FFTs) e muito mais. A explicação em pseudocódigo dos algoritmos, juntamente com a prova de sua precisão, torna este livro um excelente recurso sobre as ferramentas básicas usadas para analisar o desempenho dos algoritmos.

  5. Structure and Interpretation of Computer Programs
  6. O livro descreve conceitos de Ciência da Computação usando Scheme, um dialeto de Lisp. Ele também usa uma máquina de registro virtual e montador para implementar interpretadores e compiladores Lisp.

  7. The Clean Coder
  8. A Code of Conduct for Professional Programmers, o lendário especialista em software Robert C. Martin apresenta as disciplinas, técnicas, ferramentas e práticas do verdadeiro artesanato de software. Este livro está repleto de conselhos práticos sobre tudo, desde estimativa e codificação até refatoração e teste. Abrange muito mais do que técnica: trata-se de atitude. Martin mostra como abordar o desenvolvimento de software com honra, auto-respeito e orgulho; trabalhar bem e trabalhar limpo; comunicar e estimar fielmente; enfrentar decisões difíceis com clareza e honestidade; e entender que o conhecimento profundo vem com a responsabilidade de agir.

  9. Code Complete (Steve McConnel)
  10. McConnell sintetiza as técnicas mais eficazes e os princípios obrigatórios em orientações claras e pragmáticas. Não importa qual seja o seu nível de experiência, ambiente de desenvolvimento ou tamanho do projeto, este livro irá informar e estimular o seu pensamento - e ajudá-lo a construir o código da mais alta qualidade.

  11. Design Patterns Elements of Reusable Object-Oriented Software
  12. Capturando uma riqueza de experiência sobre o design de software orientado a objetos, quatro designers de alto nível apresentam um catálogo de soluções simples e sucintas para problemas de design comuns. Anteriormente não documentados, esses 23 padrões permitem que os designers criem designs mais flexíveis, elegantes e reutilizáveis, sem ter que redescobrir as próprias soluções de design. Os autores começam descrevendo o que são padrões e como eles podem ajudá-lo a projetar software orientado a objetos. Eles então nomeiam, explicam, avaliam e catalogam sistematicamente projetos recorrentes em sistemas orientados a objetos. Com os Design Patterns como seu guia, você aprenderá como esses padrões importantes se encaixam no processo de desenvolvimento de software e como você pode aproveitá-los para resolver seus próprios problemas de design com mais eficiência.

  13. The Pragmatic Programmer
  14. O programador pragmático é um daqueles raros livros de tecnologia que você vai ler, reler e ler novamente ao longo dos anos. Quer você seja novo na área ou um profissional experiente, sempre terá novos insights.

  15. Head First Design Patterns
  16. A qualquer momento, alguém luta com os mesmos problemas de design de software que você. E, provavelmente, outra pessoa já resolveu seu problema. Esta edição de Head First Design Patterns mostra os padrões testados e aprovados usados por desenvolvedores para criar software funcional, elegante, reutilizável e flexível. Ao terminar este livro, você será capaz de aproveitar as melhores práticas e experiências de design daqueles que lutaram contra a besta do design de software e triunfaram.

  17. Refactoring
  18. A refatoração melhora o design do código existente e aumenta a capacidade de manutenção do software, além de tornar o código existente mais fácil de entender. O signatário original do Manifesto Ágil e líder em desenvolvimento de software, Martin Fowler, fornece um catálogo de refatorações que explica por que você deve refatorar; como reconhecer código que precisa de refatoração; e como realmente fazê-lo com sucesso, não importa o idioma que você usa.

  19. The Art of Computer Programming
  20. Se você acha que é um bom programador leia "The Art of Computer Programming". E depois você deve definitivamente me enviar um currículo se conseguir ler tudo e entender as ideias do livro, afirmou Bill Gates em uma coluna de jornal que o bilionário costumava escrever.

    "If you think you’re a really good programmer… read [Knuth’s] Art of Computer Programming… You should definitely send me a résumé if you can read the whole thing." Bill Gates.

    Inúmeros leitores falaram sobre a profunda influência pessoal da obra de Knuth. Os cientistas ficaram maravilhados com a qualidade e elegância de sua análise, enquanto os programadores comuns aplicaram com sucesso suas soluções de "livro de receitas" para seus problemas do dia-a-dia. Todos admiram Knuth pela amplitude, clareza, precisão e bom humor encontrados em seus livros.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário