anúncios

domingo, 14 de julho de 2019

Instalando Citrix no Debian

O que é Citrix?

A Citrix é uma empresa de software focada em soluções de virtualização e nuvem. Seus produtos mais conhecidos são o XenServer, o XenApp e o XenDesktop, que permitem virtualizar servidores, aplicativos e ambientes de trabalho, respectivamente.

Uma possibilidade interessante é, de um lado, a empresa instalar em um servidor o XenApp ou o XenDesktop, para disponibilizar aplicativos, e de outro lado, o funcionário instalar em seu computador o Citrix Receiver, que é o software cliente dessas soluções. Com isso, o funcionário pode executar em seu computador um aplicativo da empresa como se estivesse dentro da empresa, ainda que na verdade esteja, por exemplo, em casa. Isso porque, embora a tela do aplicativo apareça em seu computador, o processamento ocorre na verdade no servidor.

OBS: O procedimento é mostrado na distribuição Linux Debian, o que inclui o Ubuntu e demais distros derivados do Debian também.

Download do Citrix Receiver no Linux

Acesse a Citrix Receiver , expanda a seção Receiver for Linux e clique no link para a versão mais recente do Citrix Receiver.

Na página seguinte, expanda a seção Debian Packages e depois a seção Debian Full Package (Self-Service Support). Clique no botão Download File abaixo de Receiver for Linux (x86_64). Leia a licença e clique em Yes, I accept (sim, eu aceito) para iniciar o download.

Você vai baixar um pacote DEB, que resumidamente é um arquivo compactado contendo todos os arquivos do programa a ser instalado, assim como informações sobre o programa e rotinas para instalá-lo, atualizá-lo e removê-lo.

Instalação do Citrix Receiver no Linux (Debian e derivados)
Acesse até o diretório que salvou o arquivo .deb que fez o download e faça a instalação conforme o procedimento seguinte:
# dpkg -i icaclient_13.10.0.20_amd64.deb

Iniciando o Citrix Receiver para Linux

Pesquise no menu do ambiente gráfico que estiver usando, digitando "citrix" que irá encontrar Citrix Receiver e clique nele.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário