anúncios

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Instalando o FortiClient VPN no Ubuntu e Fedora

O presente post é de apresentar os procedimentos de instalação do FortiClient VPN nas distros Ubuntu e Fedora e por fim como estabelecer conexão ao servidor VPN.

Instalação do FortiClient no Linux

Ubuntu 18.04.1
Adicionar a chave GPG
wget -O - https://repo.fortinet.com/repo/ubuntu/DEB-GPG-KEY | sudo apt-key add -
Adicionar no /etc/apt/sources.list
deb [arch=amd64] https://repo.fortinet.com/repo/ubuntu/ bionic multiverse
Atualização do repositório
sudo apt-get update
Instalação do Forticlient via APT
sudo apt install forticlient

Fedora
Adicionar no repositório
sudo dnf config-manager --add-repo https://repo.fortinet.com/repo/centos/7/os/x86_64/fortinet.repo
Instalação do Forticlient via YUM
sudo yum install forticlient

Conectar no servidor VPN com o cliente VPN FortiClient

Apenas adapte o host e usuário cadastrado no servidor VPN
forticlientsslvpn_cli --server servidor.vpn.com --vpnuser seu.usuario

Referências:

https://www.forticlient.com/repoinfo

Feito!

32 comentários:

  1. Fiz o procedimento como manda o figurino e recebi a seguinte mensagem
    "forticlientsslvpn_cli: comando não encontrado"

    Consegue me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso significa que por algum motivo no seu caso não foi adicionado o caminho do fotclient no PATH do sistema.

      Digite whereis fortclientsvpn_cli que irá exbir o caminho absoluto, assim execute o pacote pelo caminho absluto e depois adicione no PATH.

      Excluir
    2. O whereis não retorna nada. Não consigo achar o caminho absoluto.

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema. "forticlientsslvpn_cli: comando não encontrado"
      Alguma outra alternativa para solução?
      Estou com OS Linux Ubuntu 18.04.4 LTS, Fortclient 6.0.8.0140. Passos desta página seguidos rigorosamente. Tal como os da página https://forticlient.com/repoinfo

      Excluir
    4. ./opt/forticlient-sslvpn/64bit/fortclientsslvpn_cli --server servidor.vpn.com --vpnuser seu.usuario

      Excluir
  2. Muito obrigada, me ajudou muito. Uma sugestão que eu dou é na parte de Adicionar no /etc/apt/sources.list
    Pra quem não é muito proficiente em linux como eu,usa esse código para adicionar pela linha de comando:

    echo deb [arch=amd64] https://repo.fortinet.com/repo/ubuntu/ xenial multiverse >> /etc/apt/sources.list

    Depois é só seguir o resto do tutorial

    ResponderExcluir
  3. Este procedimento não funciona pelo motivo que não há suporte para vpn para linux com este pacote. Basta verificar no site de fabricante https://www.forticlient.com/techspec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funciona sim.

      Provavelmente deve ter feito alguma configuração incorreta.

      O seu comentário "não funciona" não tem fundamento, pois não apresentou o erro que teve.

      Qual sistema operacional, versão e erro teve ao tentar instalar o Fortclient?

      Excluir
  4. Olá consegui efetuar a instalação mas para o acesso remoto diz que preciso configurar mas não aparece no menu lateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use a barra de pesquisa "forticlient" do gerenciador gráfico que utiliza na distribuição Linux correspondente.

      Ao abrir, informe o servidor VPN, suas credenciais que utiliza na autenticação do Active Directory e o domínio da empresa.

      No servidor, geralmente é vpn.nomeempresa.com.br

      Excluir
    2. Oi Reginaldo, estou com o mesmo problema, Remote Access no Ubuntu 18.04 não fica habilitado, sabe como eu posso resolver? Agradeço

      Excluir
  5. é necessário pagar licensa para usar o Forti client no Ubuntu? Parece que precisa de uma key Fortigate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, o Forticlient é um cliente VPN que funciona no Firewall UTM Fortinet.

      Quanto a chave se refere no pacote disponível no gerenciador de pacote da distro Ubuntu/Debian.

      Excluir
  6. consegui instalar no fedora 31 mais quando clico para que abrir o programa ele não funciona , Não abre e não erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Omar. Tô com o mesmo problema no Fedora 32. Conseguiu resolver?

      Excluir
  7. Bom instalei e tudo bem, mais não tenho a opção do menu acesso remoto, como proceder? tenho um linuxmint (ubuntu)..
    sou principiante no linux, um ajudar por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pesquisou no ambiente gráfico que utiliza na distro Mint pelo "Forticlient" ?

      Tecla "SUPER" (tecla que tem o símbolo da Microsoft) abre a tela de pesquisa.

      Excluir
  8. Reginaldo, boa noite. Tudo bem?

    Estou configurando o FortiClient para conectar remoto no meu trabalho.
    Consegui instalar o FortiClient, mas estou com dificuldades no comando abaixo:

    deb [arch=amd64] https://repo.fortinet.com/repo/ubuntu/ xenial multiverse

    O sistema me retorna a mensagem:

    "no matches found: [arch=amd64]

    Pra "resolver", eu abri o arquivo sources.list e inclui manualmente esta linha no fim do arquivo, está certo?

    E o comando "forticlientsslvpn_cli --server servidor.vpn.com --vpnuser seu.usuario" não funciona pra mim, ele retorna a mensagem:

    "command not found: forticlientsslvpn_cli"

    E o whereis me retorna em branco. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, ressaltando na versão do Ubuntu, caso não seja xenial, deve alterar para versão que o utiliza.

      Sobre o "command not found", faltou atualizar e fazer atualização e instalação do pacote forticlient.

      Feito!

      Excluir
  9. Olá. Essa versão é compatível somente com x64 ?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Funciona na versão 20.04 lts do Ubuntu? Instalei como é instruído para instalação no 18.04, instala mas quando clico pra abrir o console do forticlient da erro e não abre, pede para enviar relatórios. Poderiam me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @mateusseger funciona sim no Ubuntu, Fedora e Debian, o qual foi testado.

      Sobre erro que ocorreu, precisa saber qual erro exatamente, consegue enviar o log de erro?

      Excluir
    2. Mateus, tive esse mesmo problema (tbm com ubuntu 20.04), só que não recebo mensagem de erro. Simplesmente não carrega o GUI. Quanto ao comando forticlientsslvpn_cli, também não é encontrado e nem aparece um diretório quando procurando com whereis.
      Já reiniciei o pc várias vezes para ver se solucionava, mas não mudou nada. Procurando soluções possíveis ainda aqui...

      Excluir
    3. Ola @mateusseger estou exatamente com o mesmo problema, to com 20.04 lts, intalei o fortclient achei o icone dele mas quando clico ele nao abre nem da erro, conseguiur resolver o problema ?

      Excluir
  11. Oi Reginaldo. Eu consegui instalar e ate executar ele. Mas quando entra na aplicação eu não acho a opção acesso remoto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levinsky, tentou executar pelo terminal conforme segue ?

      Apenas adapte o host e usuário cadastrado no servidor VPN

      forticlientsslvpn_cli --server servidor.vpn.com --vpnuser seu.usuario

      No servidor da VPN geralmente é vpn.dominioempresa.com.br e logar com o usuário de rede do Active Directory (AD).

      A equipe de TI (Infraestrutura) precisa liberar o acesso a VPN ao usuário de rede do AD.

      Feito!

      Excluir
  12. Baixe esse outro que funciona no Ubuntu 20.04.

    https://hadler.me/linux/openfortigui/

    ResponderExcluir
  13. O programa é instalado em /opt/forticlient para o Ubuntu. Basta mandar localizar forticlient com o comando "find / -name "forticlient"". Me parece que ele funciona apenas com X11, pelo shell ainda não achei como chamar a VPN.

    ResponderExcluir
  14. olá, uso o ubuntu 18.04
    consegui instalar, e realizar a conexão com sucesso usando as credenciais da empresa.

    Mas tem um problema, eu não consigo acessar um server da empresa.

    exemplo, se eu fizer "ping 10.10.30.11" não dá ping
    mas se eu especificar a interface de rede do FortClient assim "ping -I vpn 10.10.30.11" dá certo
    mas se eu tento abrir o serviço do server no chrome "http://10.10.30.11/login" não carrega, pois ele tenta usar a interface de rede da minha casa e não da empresa

    tem aluguma sugestão do que eu tenho que pesquisar para achar uma solução?

    obrigado

    ResponderExcluir
  15. Enio,verifica a rota com um dos comandos abaixo.

    route (antigo)

    ip r (novo)

    E veja o resulta se está traçando a rota entre a rede da empresa que conectou na VPN.

    Também verifica o seu firewall que pode estar bloqueando e caso afirmativo, faz a liberação das portas necessárias.

    Feito!

    ResponderExcluir
  16. Galera, Uso Kubuntu. Pelo site da Fortinet o Forticlient_VPN é compativel, porém se instalar pelo KDE ele informa que precise de dependencias. Se instalar pelo terminal até vai, abre o programa, configuro a conexão, mas na hora da conexão a aplicação trava em conectado e não faz mais nada... Ja bati cabeça e o suporte da Fortinet so me aparece estagiário pra reponder, mandando eu ler os PDFs da vida! to usando uma versão Forticlient SSLVPN 4.0.2333 que baixei nao sei de onde! rss

    ResponderExcluir