anúncios

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Clonando o disco rígido com o Clonezilla

O que é Clonezilla?

Clonezilla é um distro Linux derivada do Debian, com foco de clonagem de discos rígidos e partições. Está disponível nas versões Live e o Server, especialmente projetado para servidores.

As funcionalidades são semelhantes aos populares Norton Ghost e True Image, duas soluções amplamente utilizadas no Windows, com o objetivo de fazer a cópia da partição ou o HD completo, que pode ser usado para restaurar o sistema após um desastre que implique perda de dados.

Preparação do pendrive bootável para o Clonezilla

Para usar o Clonezilla, basta fazer o download Clonezilla Live. Recomendo utilizar a versão stable com base Debian. Após o download do Clonezilla Live, fazer a gravação da imagem ISO no pendrive pelo Rufus se estiver no Windows 10 ou Etcher se estiver no Linux (qualquer distro). Ambos fazem a gravação da ISO tornando o pendrive bootável.

O pendrive deve ser formato em FAT16, FAT32 ou NTFS.

Clonar o Sistema Operacional já instalado em uma máquina

Execute o pendrive bootável que preparou na seção anterior.

A tela inicial do Clonezilla fornece opções de resolução de tela e uma variade de modos de execução. Selecione a opção "Clonezilla live (Default settings, VGA 800X600).

Na tela seguinte, seleciona o idioma de sua preferência e, em "Configuring console-data", escolha a opção "Don't touch keymap". Isso evita que o mapeamento do teclado seja apagado.

No próximo menu, selecione "start Clonezilla" e tecle enter. A diferença nas opções: device-image e device-device. No device-image converte do HD em imagem e o device-device clona o HD para outro HD.

Escolha a opção "device-device work with disks or partitions using images" e confirme a seleção, depois marque a opção "local_dev use local device" e valide as escolhas.

No próximo menu, selecione o "Beginner Mode". Irá aparecer o menu "Select Mode", selecione "disk_local_disk local disk to local disk clone" e confirme.

Selecione o disco de origem que será clonado e confirme.

Selecione o disco de destino, o clone, e confirme.

Selecione "Skip cheking/repairing source file system", caso os discos rígidos origem e destino estejam OK.

Na fase que surgir diversas perguntas para respondermos "sim (y)" ou "não (n)", normalmente colocamos "y" em todas.

Após responder as perguntas, aguarde alguns minutos para que a clonagem seja realizada. O tempo depende do tamanho do disco rígido.

Após concluir a clonagem do disco rígido, pode ser utilizado a restauração desse clone do HD em outra máquina, sem precisar instalar o sistema operacional, softwares e etc novamente.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário