anúncios

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Restaurando um HD de uma imagem

No post Criando uma imagem de um HD com Clonezilla foi explicado os procedimentos de criar uma imagem do HD com Clonezilla.

O objetivo deste post é descrever os procedimentos de restauração do HD de uma imagem, que foi feito na postagem anterior. Então, o pré-requisito está aqui

Uma vez tendo o pendrive bootável do Clonezilla.

Execute o pendrive bootável do Clonezilla.

A tela inicial do Clonezilla fornece opções de resolução de tela e uma variade de modos de execução. Selecione a opção "Clonezilla live (Default settings, VGA 800X600).

Na tela seguinte, seleciona o idioma de sua preferência e, em "Configuring console-data", escolha a opção "Don't touch keymap". Isso evita que o mapeamento do teclado seja apagado.

No próximo menu, selecione "start Clonezilla" e tecle enter.

Escolha a primeira opção "device-image work with disks or partitions using images" e confirme a seleção, depois marque a opção "local_dev use local device" ou outra opção dependendo do seu caso e valide as escolhas.

Selecione o HD que foi salvo a imagem.

Selecione o diretório para a imagem. No caso, "/ Diretório_raiz_no_dispositivo_local"

No próximo menu, selecione o "Beginner Mode". Selecione a opção "restoredisk" e confirme.

Irá localizar a imagem que foi salva no HD. Confirme com OK.

Selecionar o HD que irá restaurar a imagem.

Na fase que surgir diversas perguntas para respondermos "sim (y)" ou "não (n)", normalmente colocamos "y" em todas.

Após responder as perguntas, aguarde alguns minutos para fazer a restauração da imagem salva no HD, seja realizada. O tempo depende do tamanho do disco rígido.

Após concluir a restauração da imagem no HD, desligue o computador, retire o pendrive bootável do Clonezilla, ligue o computador e voi-la, restaurado o HD por meio de uma imagem.

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário