SOLID é um conjunto de cinco princípios de design de software que foram criados para ajudar os desenvolvedores a criar sistemas mais flexíveis, fáceis de manter e escaláveis.
S - Princípio da Responsabilidade Única (Single Responsibility Principle)
O - Princípio Aberto-Fechado (Open-Closed Principle)
L - Princípio da Substituição de Liskov (Liskov Substitution Principle)
I - Princípio da Segregação de Interfaces (Interface Segregation Principle)
D - Princípio da Inversão de Dependência (Dependency Inversion Principle)
Esses princípios são:
- SRP (Single Responsibility Principle) - Princípio da Responsabilidade Única:
- OCP (Open-Closed Principle) - Princípio Aberto-Fechado:
- LSP (Liskov Substitution Principle) - Princípio da Substituição de Liskov:
- ISP (Interface Segregation Principle) - Princípio da Segregação de Interfaces:
- DIP (Dependency Inversion Principle) - Princípio da Inversão de Dependência:
Cada classe ou módulo deve ter apenas uma única responsabilidade. Isso ajuda a tornar o código mais modular e facilita a manutenção.
As entidades de software (classes, módulos, funções etc.) devem estar abertas para extensão, mas fechadas para modificação. Isso significa que, ao adicionar novas funcionalidades, não é necessário modificar o código existente.
As classes derivadas devem ser substituíveis por suas classes base. Isso significa que os objetos de uma classe derivada devem se comportar da mesma maneira que os objetos de sua classe base.
É melhor ter várias interfaces específicas do que uma única interface geral. Isso ajuda a evitar dependências desnecessárias e a simplificar a implementação.
Os módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Em vez disso, ambos devem depender de abstrações. Isso ajuda a reduzir a complexidade do código e facilita a manutenção.
Ao seguir os princípios SOLID, os desenvolvedores podem criar um código mais limpo, mais fácil de manter e mais flexível. Esses princípios são um guia importante para o design de software e devem ser aplicados em todas as etapas do processo de desenvolvimento.
Desenvolvedor que não segue os princípios SOLID no projeto de software, não pode se considerar um profissional!
Feito!
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