anúncios

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Conhecendo o Calibre

O que é pacote Calibre?

Calibre é um gerenciador de livros eletrônicos de código aberto, que permite a conversão de numerosos formatos de arquivo para livros eletrônicos. Permite organizar a coleção de livros por autor, data de publicação ou publicador, entre outros.

Uma das funções mais interessantes permite converter entre formatos ebook para um novo ebook com oura extensão. Por exemplo: .epub para .pdf.

Suporta qualquer tipo de formatos que desejar a leitura, como de conversão, desde que esteja estabelecidos, como o ePub, PDF, txt ou RTF, até exportar para fb2, OEB ou MOBI

Outras funcionadades com mais valor é a possibilidade de sincronizar os livros que o comprou do seu eBook, seja na Amazon Kindle ou outros modelos, como o Papyre, Cybook, Sony PRS.

Instalação
Debian e Ubuntu
# apt-get install calibre

Arch, Manjaro, Antergos

o Calibre está disponível através do repositório AUR

# pacman -Sy yaourt
# yaourt calibre


Slackware, CentOS, Fedora, openSuse
# wget -nv -O- https://raw.githubusercontent.com/kovidgoyal/calibre/master/setup/linux-installer.py | python -c “import sys; main=lambda:sys.stderr.write(‘Download failed\n’); exec(sys.stdin.read()); main()”

O script de instalação faz o download e extrai o instalador mais recente do Caliber e instala no diretório /opt/caliber, por padrão. Mas o usuário pode facilmente alterar o destino da instalação.

Converter um ebook no formato .epub para o formato .pdf no terminal
Acesse o diretório onde salvou o ebook .epub e execute:
$ ebook-convert ebook.epub ebook.pdf

Caso prefira usar o modo gráfico do Calibre para realizar a conversão do formato .epub para .pdf, entre outras funcionadades, também pode, basta abrir no menu do seu ambiente gráfico que estiver instalado na distro que estiver usando atualmente.


Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário