anúncios

sábado, 1 de dezembro de 2018

Solução para VGA SiS 671 ou 771 no Linux

Sabemos que a placa de vídeo que por default apresenta algumas incompatibilidades no GNU/Linux, mas existe uma solução aceitável para o modelo da placa de vídeo SiS 771/661.

O problema mais comum com esta placa é que a resolução da tela está incorreta. Geralmente muito baixo. Com isso, você deve conseguir uma resolução de 1280x800. Você pode esperar apenas um desempenho mínimo: a reprodução de vídeos ocorrerá sem problemas. Mesmo a reprodução de vídeo em 480p provavelmente será ruim.

Testado no notebook com VGA SiS 771/661 e a distro Ubuntu 18.04, porém os procedimentos se aplicam em qualquer distro.

Instalação e configuração do VGA SiS 771/661
Faça o download sis64.tar.gz
Copiar os arquivos para o diretório de drivers do xorg
# cp sisimedia_drv.* /usr/lib/xorg/modules/drivers
# cp xorg /etc/X11/


Ao reiniciar o notebook, a resolução deverá estar em 1280x800.

Referências

[1] https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/sis

Feito!

2 comentários:

  1. Oi! Sei que esse post é mais antigo, mas queria perguntar, pois realmente estou sem saber muito o que fazer. Tenho um Positivo Premium de mais ou menos 12 anos com essa placa e queria muito ressuscitar ele para voltar a usar para coisas mais simples. Você acha que esse driver ainda funcionaria para uma distro tipo o Puppy hoje em dia? Testei no OpenSUSE e tive muito tearing então pensei em trocar para alguma baseada em Ubuntu e tentar de novo, já que todo mundo que vejo testou em uma distro assim. Agradeceria muito por uma luz, porque essa placa é complicada pra todo mundo haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, acredito que ainda possa funcionar, essa placa SiS Mirage foi testada no Ubuntu 18.04 , utiliza o mesmo driver que está no post e segue os demais procedimentos.

      Caso funcionar, dê um feedback nos comentários.

      Excluir