anúncios

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Configurando o ambiente PHP no Windows do jeito certo

É comum no Windows usar ferramenta Wampp, Xampp, conhecidos como "amps" que inclui o Apache, PHP, MySQL e phpmyadmin, de início parece ser bom, mas devemos tomar cuidado para que não fiquemos presos nessas ferramentas de modo que não saibamos a trabalhar em outro ambiente. Principalmente para quem é iniciante ou está aprendendo, é importante saber trabalhar de modo desapegado, tanto para ter flexibilidade, quanto para entender como as coisas funcionam.

O desenvolvedor PHP no Windows precisa no mínimo saber usar o PHP instalado do zero, até mesmo porque a partir da versão 5.4, o PHP vem com servidor embutido que nos permite executar uma aplicação rapidamente usando o terminal.
Qual é o objetivo?
Fazer o download do PHP diretamente do site https://php.net e configurar manualmente no Windows e mostrar o uso do servidor embutido para executar scripts, aplicações em PHP.

Procedimentos
  1. Acesse https://php.net/downloads.php e faça o download do PHP para Windows. Recomendo o download da versão mais recente do PHP. Até a data de publicação deste post, a versão atual do PHP é 7.4.5
  2. Escolha a plataforma do PHP em relação ao seu computador, x86 ou x64.
    Detalhe importante é escolher entre as versões Thread Safe (TS) ou Non Thread Safe (NTS). Isso significa questões internas do PHP, mas para desenvolvimento escolha Non Thread Safe (NTS)
  3. Após o download, descompacte o arquivo .zip na partição C:\ e renomeie o diretório para php
  4. Faça a instalação do Microsoft Visual C++ , o PHP precisa para ser executado na máquina.
  5. Adicionar no PATH do Windows 10 o diretório C:\php que foi descompactado no item 1
    1. Clique no botão direito no "Computador" / "Computer" e escolha "Propriedades" / "Properties";
    2. Escolha "Configurações Avançadas de Sistema" / "Advanced System Settings";
    3. Clique em "Variáveis de Ambiente" / "Environment variables";
    4. Selecione PATH e clique em editar ou novo
    5. Adicione valor da variável de ambiente PATH, colocar o diretório C:\php. Fecha todas as janelas restantes, clicando em OK;
    6. Reabra o CMD ou Powershell e digite php --version
  6. No diretório C:\php tem dois arquivos de configurações: php.ini-development e php.ini-production. Renomei o arquivo php.ini-development para php.ini. É nesse arquivo que apresenta as configurações para executar o PHP e habilitar extensões necessárias durante o desenvolvimento da aplicação.
  7. Abra o Bloco de Notas com botão direito do mouse e clique em Executar como Administrador. C:\Windows\System32\drivers\etc, selecione Todos os arquivos para exibir o arquivo hosts. Verifique se existe a linha 127.0.0.1 localhost, se existir está pronto, senão acresente-a ao final do arquivo, salve e feche o Bloco de Notas.
  8. Escolha o diretório onde irá manter os projetos PHP. Nesse exemplo, foi escolhido o diretório C:\Users\Reginaldo\projeto
  9. Criei o arquivo info.php no diretório escolhido

    < ?php
    phpinfo();


  10. Execute no diretório escolhido no item anterior
  11. php -S localhost:8000

  12. No browser acesse http://localhost:8000

Agora só instalar o SGBD MySQL ou PostgreSQL e o cliente DBeaver que suporta diversos SGBDs (MySQL, PostgreSQL, Oracle, MSSQL).

Referências

https://www.php.net/manual/pt_BR/features.commandline.webserver.php

Feito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário