O Joplin é um aplicativo gratuito, de código aberto, de anotações e tarefas a fazer, que pode lidar com um grande número de notas organizadas em cadernos. As notas são pesquisáveis, podem ser copiadas, marcadas e modificadas diretamente dos aplicativos ou do seu próprio editor de texto. As notas estão no formato Markdown.
As notas exportadas do Evernote via arquivos .enex podem ser importadas para o Joplin, incluindo o conteúdo formatado (que é convertido em Markdown), recursos (imagens, anexos etc.) e metadados completos (geolocalização, hora atualizada, hora criada, etc.) . Arquivos Markdown simples também podem ser importados.
As notas podem ser sincronizadas com vários serviços em nuvem, incluindo Nextcloud, Dropbox, OneDrive, WebDAV ou o sistema de arquivos (por exemplo, com um diretório de rede). Ao sincronizar as anotações, blocos de anotações, tags e outros metadados são salvos em arquivos de texto sem formatação que podem ser facilmente inspecionados, copiados e movidos.
O aplicativo está disponível para Windows, Linux, macOS, Android e iOS (o aplicativo do terminal também funciona no FreeBSD). Um Web Clipper, para salvar páginas da Web e capturas de tela do seu navegador, também está disponível para Firefox e Chrome.
Instalação do Joplin
Linux (qualquer distro)
$ sudo wget -O - https://raw.githubusercontent.com/laurent22/joplin/master/Joplin_install_and_update.sh | bash
macOS
brew install joplin
Windows 10
Joplin Portable
Mobile
Android
iOS
Aplicação terminal para sincronização
Linux (qualquer distro)
Pré-requisitos: Requer Node versão 10 ou superior
$ sudo npm install -g joplin
Sincronização
Um dos objetivos de Joplin era evitar estar vinculado a qualquer empresa ou serviço em particular, seja Evernote, Google ou Microsoft. Como tal, a sincronização é projetada sem nenhuma dependência rígida de qualquer serviço específico. A maior parte do processo de sincronização é feita em um nível abstrato e o acesso a serviços externos, como Nextcloud ou Dropbox, é feito por meio de drivers leves. É fácil oferecer suporte a novos serviços, criando drivers simples que fornecem uma interface semelhante ao sistema de arquivos, ou seja, a capacidade de ler, gravar, excluir e listar itens. Também é simples alternar de um serviço para outro ou sincronizar para vários serviços ao mesmo tempo. Cada nota, bloco de anotações, tags e a relação entre os itens são transmitidos como arquivos de texto sem formatação durante a sincronização, o que significa que os dados também podem ser movidos para um aplicativo diferente, podem ser facilmente copiados, inspecionados, etc.
Atualmente, a sincronização é possível com o Nextcloud, Dropbox, OneDrive ou o sistema de arquivos local. Para ativar a sincronização, siga as instruções abaixo. Depois disso, o aplicativo será sincronizado em segundo plano sempre que estiver em execução, ou você pode clicar em "Sincronizar" para iniciar uma sincronização manualmente.
Sincronizando com NextcloudO Nextcloud é uma solução de nuvem privada auto-hospedada. Ele pode armazenar documentos, imagens e vídeos, mas também calendários, senhas e inúmeras outras coisas, além de sincronizá-los com o seu laptop ou telefone. Como você pode hospedar seu próprio servidor Nextcloud, você possui os dados em seu dispositivo e a infraestrutura usada para sincronização. Como tal, é uma boa opção para Joplin. A plataforma também é bem suportada e com uma comunidade forte, por isso provavelmente existe por um tempo, já que é de código aberto de qualquer maneira, não é um serviço que possa ser fechado, pode existir em um servidor por um tempo.
No aplicativo de desktop ou móvel, vá para a tela de configuração e selecione Nextcloud como o destino de sincronização. Em seguida, insira o URL do WebDAV (para obtê-lo, clique em Configurações no canto inferior esquerdo da página, no Nextcloud), normalmente é https://seudominio.com/nextcloud/remote.php/webdav/Joplin (certifique-se de crie o diretório "Joplin" no Nextcloud) e defina o nome de usuário e a senha. Se não funcionar, consulte esta explicação para mais detalhes.
No aplicativo de terminal, você precisará definir a variável de configuração sync.target e todas as variáveis de configuração sync.5.path, sync.5.username e sync.5.password como, respectivamente, o URL do Nextcloud WebDAV, seu nome de usuário e seu senha.
Isso pode ser feito no modo de linha de comando usando:
Após digitar no terminaljoplin
:config sync.5.path https://seudominio.com/nextcloud/remote.php/webdav/Joplin
:config sync.5.username YOUR_USERNAME
:config sync.5.password YOUR_PASSWORD
:config sync.target 5
Referências
https://joplinapp.org/
Feito!
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