O MySQL é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) relacional de plataforma aberta e de código aberto desenvolvido pela empresa Sueca "MySQL AB" e posteriormente adquirido pela Oracle Corporation. O MySQL é oferecido em duas versões: MySQL community e enterprise. Nesse artigo, será instalado o MySQL Community.
O objetivo deste artigo é descrever a instalação do SGBD MySQL 8 oficial e do jeito certo no Windows 10.
Pré requisitos do SGBD MySQLMicrosoft .NET 4.5 ou superior
Visual C++
Download e instalação do SGBD MySQL
No setup escolha o tipo de instalação, você tem quatro opções de instalação.
- Developer default: Se você deseja criar uma máquina de desenvolvimento, pode usar esta opção. Ele instala os componentes necessários para o desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, MySQL Server, MySQL Shell, conectores MySQL, MySQL.
- Server: Se você deseja criar um servidor de banco de dados independente com componentes específicos, pode usar esta opção.
- Full: Se você deseja instalar o MySQL Server com todos os seus componentes, poderá usar esta opção.
- Custom: se seus requisitos estiverem limitados a poucos componentes, você poderá usar esta opção.
No setup, marque Developer Default ou Full se estiver instalando na máquina de desenvolvimento, conforme na Figura 1
Revisão da lista que será instalado, se marcou o Developer default ou Full, é exibido conforme na Fig. 2
Lista do que foi instalado, conforme na Figura 3.
Na tela de configuração do produto, você pode ver a lista dos produtos que precisam ser configurados. Primeiro, vamos configurar o servidor MySQL. Clique em Next.
Na Figura 4 de alta disponibilidade, podemos optar por instalar o cluster InnoDB ou o servidor MySQL independente. O cluster InnoDB é a solução de alta disponibilidade do MySQL, que utiliza replicação de grupo. Neste artigo, foi instalado instalação standalone do MySQL Server.
Na Figura 5, configuração do tipo de configuração do MySQL. O tipo de configuração do MySQL é um conjunto predefinido de parâmetro de configuração que determina quantos recursos devem ser alocados aos Serviços MySQL.
- Development Computer: Esta configuração utiliza uma quantidade mínima de recursos para o MySQL Service.
- Server Computer: Esta configuração utiliza uma quantidade mínima de recursos. Essa opção é adequada quando estamos instalando servidores de banco de dados e servidores da web na mesma máquina. A configuração aloca uma quantidade média de recursos para o MySQL Service.
- Dedidecated Computer: Esta opção é usada quando criamos um servidor MySQL dedicado. A configuração aloca uma grande quantidade de recursos para o MySQL Service
Nesta etapa, podemos controlar como os clientes podem se conectar aos bancos de dados MySQL. Podemos usar o protocolo TCP/IP ou pipe nomeado ou memória compartilhada. Se você deseja configurar pipe ou memória compartilhada, devemos fornecer o nome do pipe e o nome da memória. Você também pode especificar a porta padrão para se conectar ao servidor de banco de dados. Você também pode optar por permitir o número da porta especificado na caixa de texto Porta no firewall. Veja a Figura 6.
Na versão MySQL 8.0, podemos usar senhas fortes baseadas em SHA256. Na tela Método de autenticação, escolha a opção para usar o método de autenticação herdado ou a senha forte para autenticação. Nota: Se você estiver usando a Criptografia de senha forte para autenticação, verifique se todos os conectores devem estar atualizados para a versão mais recente. Vamos usar a criptografia de senha forte para autenticação. Veja na Figura 7.
Nesta etapa, Contas e funções, você pode especificar a senha da conta raiz do MySQL. A conta raiz do MySQL é uma conta sysadmin padrão e deve ser desativada. Assim criar outras contas de usuários para o MySQL, aplicando o Grant. Veja na Figura 8
Na etapa, Serviço do Windows, você pode configurar o servidor MySQL para ser executado como um serviço do Windows. Você pode fornecer o nome desejado e configurá-lo para iniciar automaticamente o serviço quando o sistema reiniciar. Além disso, você pode fornecer as credenciais sob as quais o serviço MySQL será executado. Você pode escolher a conta padrão do sistema ou fornecer um usuário específico. Veja na Figura 9.
Nesta etapa, Aplicar configuração, você pode ver a lista de etapas de confirmação. Depois que todas as definições de configuração forem verificadas, clique em Executar. Veja na Figura 10.
O processo de instalação do MySQL é iniciado. Você pode visualizar o processo de instalação na guia "Log". Quando a instalação for concluída com êxito, clique em "Concluir" para fechar o instalador. Veja Figura 11.
Feito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário